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Relatórios de Vôo

Após cada vôo, pilotos preenchem um formulário, comunicando aos mecânicos em terra qualquer problema que o avião tenha tido durante o vôo.

Os mecânicos o lêem e corrigem o problema, e, na metade inferior doformulário, descrevem por escrito a solução adotada. O piloto revê o relatório antes do vôo seguinte. Que não se diga que o pessoal de terra e os engenheiros não tenham senso de humor…

Aqui estão alguns problemas reais de manutenção submetidos pelos pilotos da Qantas (empresa Aérea Australiana) e as soluções registradas pelos engenheiros.A propósito, Qantas é a única grande empresa aérea que nunca registrou acidente aéreo algum. Talvez senso de humor conduza a melhores resultados.

(P = problema acusado pelo piloto)

(S = solução adotada pelo engenheiro em terra)


P: Pneu esquerdo principal interno quase precisando de substituição.

S: Pneu esquerdo principal interno quase substituído.


P: Teste de vôo OK, exceto pelo piloto automático, que pousa mal o avião.

S: Piloto automático não instalado nessa aeronave.


P: Alguma coisa está solta no cockpit.

S: Alguma coisa foi apertada no cockpit.


P: Besouros mortos no pára-brisa.

S: Besouros vivos já encomendados.


P: Piloto automático não mantém nível, produzindo ascenção de 200 pés porminuto.

S: Não pudemos reproduzir o problema no solo.

P: Evidências de vazamento na engrenagem principal de pouso.

S: Evidências removidas.


P: As travas de fricção estão prendendo os controles.

S: É para isso que servem as travas de fricção.


P: IFF inoperante.

S: IFF sempre inoperante quando DESLIGADO.

P: Suspeitamos de trinca no pára-brisa.

S: Suspeitamos de que vocês estejam certos.


P: Turbina número 3 perdida.

S: Após breve busca, turbina número 3 localizada na asa direita.


P: A aeronave se comporta de modo engraçado.

S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar séria.


P: O radar faz ruído fora de tom.

S: Radar reprogramado para executar cantos líricos.

P: Rato no cockpit.

S: Gato prontamente instalado.

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Sobre o portal

Desde 2008 mantenho este portal, que iniciou sendo um disseminador de informações e artigos voltados a área da mecânica e com o passar do tempo alterou seu formato diversas vezes, tornando-se uma plataforma educacional flexível  com ênfases em História (Que é a minha paixão) e trabalhos desenvolvidos na ampliação da cultura Maker no Brasil.

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